Textos

O que é ‘Antropologia da compaixão’?

24/10/2025

Dizer o que é antropologia, para mim, é dar vida ao meu ofício: representar uma ciência e incorporar a ela a minha subjetividade.

Antropologia da compaixão, título do meu primeiro livro, é a síntese da abordagem que venho desenvolvendo há 15 anos, um trabalho que envolve observar e registrar nossas buscas para a realização nessa vida, enquanto seguimos em companhia de outros seres.

A palavra compaixão passou a me acompanhar não como um mero tema de pesquisa, mas pela urgência em ver o fazer científico atrelado diretamente ao que temos de mais precioso: nós mesmas(os).

A possibilidade de se situar na existência a partir do que sentimos nas interações – com as belezas e os desafios – vem sendo o meu norte tanto para investigar sentidos plurais de compaixão em diferentes contextos, quanto para compreender melhor a própria antropologia, ciência que nasce da disposição para o contato com o outro e dos ecos que isso nos traz.

Esse empenho vem se tornando possível para mim a partir do diálogo da antropologia com saberes essenciais de nossas humanidades, como a filosofia, as artes, a psicologia e as práticas meditativas.

No livro, junto as palavras antropologia e compaixão da maneira mais sincera e corajosa que poderia me lançar: tenho esperança no que temos a oferecer uns aos outros.

A partir de dezembro o livro estará disponível para todo Brasil. Acompanhem as novidades do lançamento por aqui e no perfil da holos no instagram@holoscompaixao.