
Contar nossa história é uma forma de senti-la por diferentes ângulos e camadas, e ainda deixar que ela ganhe novos contornos a partir de outros olhares e escutas.
O relançamento deste site em 2024, que teve sua primeira versão em 2021, é uma expressão da vontade de estar mais próxima de quem queira se conectar com os trabalhos e reflexões que proponho através da Holos Espaços de Compaixão.
Em 2023, decidi fazer uma retrospectiva dos 6 anos de atividades da Holos; acessei os arquivos de textos e fotografias dos trabalhos já realizados. Compreendi melhor o que vem sendo essa trajetória de buscar novas linguagens e possibilidades para interações eu-outro mais sensíveis e agregadoras, desbravando vocabulários plurais sobre a compaixão humana.
Fazer uma retrospectiva da Holos, além da grande emoção que me trouxe, moveu a vontade de atualizar e comunicar com mais detalhes a natureza dos trabalhos que venho desenvolvendo nos campos educacional, terapêutico e expressivo.
Como antropóloga, é instigante me sentir imersa no duplo desafio de comunicar o que é a antropologia, ao mesmo tempo em que mergulho em seu repertório para investigarmos em conjunto o que é viver na companhia de seres tão diversos e semelhantes, com os quais compartilharmos a existência.
Os conteúdos do site são, portanto, um panorama do que busco articular diariamente, a serem apreciados no tempo de cada pessoa. Na sessão “Sobre”, eu trago os elementos fundamentais que movem a Holos, junto com alguns aspectos biográficos que me fizeram dar início a esse trabalho em 2017. É possível também voltar mais na Linha do Tempo e acompanhar pontos importantes de minha formação e olhar para a vida, questões completamente ligadas aos trabalhos que ofereço hoje.
Na sessão “Seviços”, explico as bases dos trabalhos individuais, dos grupos e das propostas educacionais que ofereço, junto aos depoimentos de pessoas que vêm participando dessas atividades. Em “Expressões”, está disponível para contemplação “Pesos do Mundo – Dissolve e Coagula”, vivência performática cocriada por mim e por Luma Torres, a primeira expressão lançada com o intuito de trazer novas imagens, movimentos e possibilidades sobre experiências possíveis de compaixão. Em breve, uma nova expressão está por vir.
“Textos” é um espaço de compartilhamento dos sentimentos e pensamentos que me atravessam na escrita, para que temas diversos ligados à compaixão circulem em um tempo-espaço de introspecção, questionamentos e, tomara, possíveis trocas. Aqui também trago conteúdos sobre atividades da Holos em que já ocorreram ou que estão para acontecer.
Se você tem vontade de saber mais sobre a Holos, interesse em alguma atividade que ofereço ou gostaria de trazer comentários/sugestões/reflexões, clica em “Contato” e me escreve ou clica direto no link do Whatsapp no topo desta página. Vai ser um prazer conversar com você.
Agradeço à Camila Lins, designer e programadora deste site, pela sensibilidade e atenção dedicadas aos detalhes dessa construção, nas mensagens veiculadas a cada clique. E a Severino Silva, do Estúdio Memo, pela sua arte na criação da logo-símbolo da Holos, nos elementos gráficos e de comunicação para as redes sociais e, sobretudo, por sempre me inspirar a ver a memória e o futuro da Holos juntos.
Muito obrigada a todas as pessoas que participam e celebram comigo, hoje, a entrada no sétimo ano da Holos Espaços de Compaixão.
Desejo que vocês se sintam muito à vontade nesse espaço construído com todo amor – aqui no site e nas propostas para além dele. Que sejam abertas possibilidades para movimentos agregadores, livres e significativos em suas vidas.
Com carinho,
Mônica